Mulheres: atentem-se a estas dicas para o verão!

Verão chegou e você não vê a hora de se jogar na praia ou piscina, não é mesmo? Mas infelizmente o calor e a umidade podem favorecer o aparecimento de uma infecção fúngica na região genital muito desagradável, a candidíase. Ela provoca muito desconforto como coceira, ardor e até um odor forte. Veja o que fazer para prevenir e tratar este problema e passar um verão bem saudável!
Share on facebook
Share on twitter

Verão chegou e você não vê a hora de se jogar na praia ou piscina, não é mesmo? Mas infelizmente o calor e a umidade podem favorecer o aparecimento de uma infecção fúngica na região genital muito desagradável, a candidíase. Ela provoca muito desconforto como coceira, ardor e até um odor forte. Veja o que fazer para prevenir e tratar este problema e passar um verão bem saudável!

1 – Não fique com roupas molhadas

Depois de se exercitar (e transpirar muito) ou mergulhar na piscina, troque de roupa assim que possível. Ambientes quentes e úmidos são um terreno fértil para a candidíase. E mais: não se esqueça de lavar bem e pendurar a roupa íntima ou biquíni para secar, nada de deixar estas peças penduradas dentro do box;

sete-dicas-de-verao-para-mulheres5

2 – Use roupas íntimas de algodão

As calcinhas feitas de tecidos sintéticos costumam ser mais bonitas, mas elas tendem a reter a umidade. Então, pelo menos no verão, considere usar roupas íntimas feitas de algodão, que ajudam na ventilação da área íntima e podem deixar esta área mais seca. Uma dica dos ginecologistas é, se possível, dormir sem calcinha;

3 – Evite ducha higiênica

O calor de verão pode esquentar bastante a área íntima. Para tentar refrescar o local, algumas mulheres optam por lavar a área com ducha higiênica toda vez que usam o banheiro. Isso é desaconselhável pois, segundo os médicos, a água pode atingir a parte interna da vagina prejudicando as defesas naturais do corpo. Além disso, esta prática pode contribuir para deixar a área ainda mais úmida;

4 – Sabonete íntimo

Muitas mulheres gostam de usá-los para deixar a área mais limpa e perfumada. Nesse caso, os médicos aconselham a optar por produtos específicos que controlam o PH da região íntima e hipoalergênicos. Não é uma obrigação, mas se você se sentir confortável, pode usá-los no máximo até três vezes por dia;

sete-dicas-de-verao-para-mulheres4

5 -Troque seu absorvente com mais frequência

Mesmo que você esteja em férias e fazendo vários passeios, não se descuide. Com o calor, o risco do desenvolvimento de infecções é maior, principalmente se a área estiver coberta pelo absorvente. O ideal é trocá-lo sempre que necessário ou no máximo a cada quatro horas, independente do fluxo. Uma boca dica é colocar um lembrete no celular para lhe avisa sobre a troca;

6 –  Trate as infecções fúngicas o mais rápido possível

Se você começar a sentir coceira, perceber um corrimento ou um odor mais forte na região genital é bem provável que você esteja com candidíase. Nesse caso o tratamento deve ser feito o quanto antes. Medicamentos intravaginais e orais podem ser prescritos pelo seu médico, mas atenção: nunca se automedique!

sete-dicas-de-verao-para-mulheres1

7 – Use tratamentos naturais

A ingestão do óleo de orégano prensado a frio tem se mostrado eficiente no combate a infecções fúngicas devido a uma substância presente nele, o timol, que combate fungos patogênicos como os da candidíase.

sete-dicas-de-verao-para-mulheres3

Outra substância natural que também pode auxiliar muito no controle da candidíase é o óleo de coco prensado a frio. Ele também tem propriedades antifúngicas e pode ser usado tanto internamente como externamente para auxiliar o tratamento desta doença.

Os principais agentes do óleo de coco são o ácido cáprico, ácido caprílico e ácido láurico, que são ácidos graxos saturados de cadeia média que juntos trabalham para eliminar a infecção.

Quando o óleo de coco é consumido para o auxílio do tratamento da infecção por fungos, ele ajuda a reduzir a inflamação e a controlar a irritação do local, auxiliando na extinção gradual desses micróbios; usado topicamente, o óleo de coco acalma a pele e ajuda com que ela retenha mais umidade, já que, durante a candidíase, a mucosa tende a ressecar.

sete-dicas-de-verao-para-mulheres

É importante saber que, mesmo que o óleo de orégano e de coco sejam excelentes agentes auxiliares no combate aos fungos, qualquer tratamento deve ser acompanhado por um médico, já que em alguns casos mais severos pode ser necessário o uso de medicamentos. Esses óleos também podem ser usados diariamente para auxiliar na prevenção desses fungos, além de ter outros benefícios para a saúde e bem-estar.

Gostou das dicas? Repasse para suas amigas para que elas passem um verão bem divertido e saudável, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referência:
www.huffingtonpost.com
uricer.edu.br
scielo.br
yeastinfection.org
thecandidadiet.com
Fotos: Freepik

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Você sabe escolher um bom ômega 3?

Ao escolher um suplemento com ômega 3, é preciso ler informações importantes contidas no rótulo. É que existem diferenças na concentração e até na qualidade