No mês em que comemoramos o Dia dos Pais e pensando com carinho neste ser tão importante em nossas vidas, vamos falar de um alimento geralmente indicado para a saúde dos homens – o óleo de semente de abóbora.

Muitas pessoas pensam que ele só traz benefícios para a próstata e coração, mas esta semente contém nutrientes que vão muito além disso e que beneficiam também as mulheres! Este alimento ajuda na prevenção de certos tipos de câncer, no controle dos níveis de açúcar no sangue, ajuda a regular o sono e pode até melhorar a qualidade do esperma. Veja as vantagens:

1. É Nutritiva

Apenas 20 gramas de sementes de abóbora contêm cerca de 151 calorias, 1,7 gramas de fibra e mais: carboidratos (5g), proteínas (7g), gordura (13g, dos quais 6g são ômega 3), vitamina K (18% da ingestão diária recomendada – IDR), fósforo (33%), manganês (42%), magnésio (37%), ferro (23%), zinco (14%) e cobre (19%). Além disso, as sementes contêm muitos antioxidantes e uma boa quantidade de ácidos gordos polinsaturados, potássio, vitamina B2 e ácido fólico.


2. Rica em antioxidantes

As sementes de abóbora contêm antioxidantes como carotenoides e vitamina E, que podem reduzir inflamações e proteger as células de radicais livres nocivos. Um estudo feito com ratos, revelou que o grupo de animais com artrite (que recebeu o óleo de semente de abóbora), não teve efeitos colaterais negativos do medicamento anti-inflamatório ministrado, diferente dos que não receberam a substância.

oleo-de-sementes-de-abobora-beneficios2

3. Auxílio na Prevenção do câncer

Dietas ricas em sementes de abóbora foram associadas a níveis mais baixos de câncer de estômago, mama, pulmão, próstata e cólon. Um estudo revelou que a ingestão destas sementes estava associada a um risco menor de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. E mais: elas contêm lignana, um fitoesteróide importante na reposição do estrógeno, um hormônio feminino.


4. Saúde da próstata e bexiga

As sementes de abóbora podem ajudar a aliviar os sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB), uma condição em que a próstata aumenta podendo causar problemas ao urinar. E mais: homens e mulheres com bexiga hiperativa, observaram melhora da função urinária após uso de suplemento com esta semente. Além disso, estudos revelaram que homens que fizeram ingestão deste tipo de semente, depois de um ano, tiveram melhora significativa na qualidade de vida.

oleo-de-sementes-de-abobora-beneficios3

5. Rica em magnésio

Nos países ocidentais, em que há muita deficiência de magnésio, as sementes de abóbora são uma opção natural para reposição desta substância. Somente nos Estados Unidos, cerca de 79% dos adultos apresentaram ingestão de magnésio abaixo da quantidade diária recomendada. Mas para que serve este nutriente? O magnésio é necessário para mais de 600 reações químicas no corpo, e atua no controle da pressão sanguínea diminuindo o risco de doenças cardíacas. Ajuda também na formação e manutenção dos ossos e regula os níveis de açúcar no sangue.

6. Pode melhorar a saúde cardíaca

As sementes de abóbora são uma boa fonte de antioxidantes, magnésio, zinco e ácidos graxos, o que pode ajudar a manter o coração saudável. Estudos em animais mostraram que o óleo de sementes de abóbora pode ajudar a reduzir a pressão arterial elevada e o nível de colesterol alto. Nas mulheres, após a menopausa, foi observada a redução da pressão arterial e o aumento do bom colesterol (HDL) ao longo de 12 semanas em uso de óleo de sementes de abóbora. Outros estudos sugerem que as enzimas de óxido nítrico, contidas no óleo de sementes de abóbora, são responsáveis por efeitos positivos na saúde do coração. O óxido nítrico ajuda a expandir os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue e reduzindo o risco de crescimento da placa nas artérias.

fod-11001972

fod-11001972

7. Pode baixar os níveis de açúcar no sangue

A abóbora, as sementes de abóbora, o óleo de sementes de abóbora e o suco de abóbora, podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue. Isto é especialmente importante para pessoas com diabetes, que lutam diariamente com isso. Outro estudo revelou que dietas ricas em magnésio, presente nas sementes, estavam associadas a um risco 33% menor de diabetes tipo 2 em homens e um risco 34% menor em mulheres.

8.  São ricas em fibras.

As sementes de abóbora são uma ótima fonte de fibras dietéticas. As sementes inteiras fornecem 5,2 gramas de fibra em uma única dose de 28 gramas. Mas atenção! Grãos de abóbora com a casca removida contêm apenas 1,7 gramas de fibra por grama. As fibras são importantes pois estão associadas a um risco menor de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e obesidade.

oleo-de-sementes-de-abobora-beneficios5


9. Podem melhorar a qualidade do esperma.

Baixos níveis de zinco estão associados à redução da qualidade do esperma e ao aumento do risco de infertilidade em homens. Por isso, uma vez que as sementes de abóbora são uma fonte rica de zinco, elas podem ajudar a melhorar a qualidade do esperma. E mais: as sementes de abóbora também são altas em antioxidantes e outros nutrientes que podem contribuir para níveis saudáveis de testosterona e melhorar a saúde geral. Juntos, todos esses fatores podem melhorar a fertilidade e a função reprodutiva.

10.  Podem melhorar o sono.

Se você tiver problemas para dormir, experimente comer algumas sementes de abóbora antes de ir para a cama. Elas são fonte natural de triptofano, um aminoácido que pode ajudar a promover o sono.  O zinco nestas sementes também ajuda a converter o triptofano em serotonina, que é transformada em melatonina, hormônio que regula o ciclo de sono.

oleo-de-sementes-de-abobora-beneficios6

11. São fáceis de consumir.

Se você já se convenceu dos benefícios e quer experimentar sementes de abóbora, saiba que elas são fáceis de incorporar na sua dieta. Existem vários suplementos no mercado em cápsulas bem fáceis de ingerir à base do óleo destas sementes. Além disso, escolha os óleos prensados a frio; este é o único método de extração que garante um óleo 100% puro e natural.

Em muitos países, principalmente no norte da Europa, este alimento é bastante usado, elas são um lanche popular que pode ser comido cru ou assado. Você também pode ingeri-las com iogurte e frutas ou incorporá-las em refeições, polvilhando-as em saladas, sopas ou cereais. Algumas pessoas usam sementes de abóbora no cozimento, como ingrediente para pão doce, salgados e bolos.

oleo-de-sementes-de-abobora-beneficios7

Como você viu, os benefícios da semente de abóbora são muitos! Que tal incorporá-las à sua dieta? Elas são gostosas, fáceis de ingerir, nutritivas e vão melhorar sua saúde e lhe trazer mais qualidade de vida!

Gostou de saber mais sobre os benefícios da semente de abóbora para saúde? Compartilhe com seus amigos e ajude-os a serem mais saudáveis!

Fonte: authoritynutrition.com