Você está no supermercado e na hora de comprar óleo de cozinha, pensando na saúde da sua família, você opta pelo óleo de girassol.

Sua intenção até pode ser boa. O problema é que este óleo industrializado, vendido nas prateleiras, é refinado e pode trazer prejuízos à saúde:

  • Nas frituras, quando aquecido, libera uma substância chamada acroleína, que é tóxica e com grande potencial cancerígeno;
  • Toda vez que ele é aquecido para reutilização, torna-se ainda mais tóxico;
  • À medida em que se aquece e interage com o oxigênio, gera colesterol oxidado que atua como um radical livre no corpo;
  • Durante o processo de extração a quente, podem ser usados solventes químicos extremamente prejudiciais à saúde;
  • Este óleo também corre o risco de estar contaminado com pesticidas e agrotóxicos;
  • Durante seu processo de fabricação, o óleo refinado perde grande parte da sua qualidade nutricional;
  • Alguns produtores também adicionam outras substâncias químicas indesejáveis aos óleos, como o níquel, para catalisar as reações químicas, o que compromete ainda mais a qualidade do produto.

oleo-de-girassol-prensado-a-frio-x-oleo-comum-voce-sabe-a-diferenca-1

Então o que fazer?

Embora, como cultura, somos levados a acreditar que o consumo de gordura pode levar a um ganho de peso indesejado, não é bem assim; consumir gorduras saudáveis, ajuda na saúde do sistema cardiovascular, peso corporal saudável e estável, e níveis reduzidos de inflamação no corpo.

Mas então como obter os benefícios do óleo de girassol?

Para obter os benefícios do óleo de semente de girassol, é imprescindível que ele seja obtido por primeira e única prensagem a frio, pois somente assim são mantidas as propriedades terapêuticas e nutricionais das sementes! Isso pode ser conseguido através de bons suplementos existentes no mercado.

Conheça mais sobre os benefícios do óleo das sementes:

oleo-de-girassol-prensado-a-frio-x-oleo-comum-voce-sabe-a-diferenca-3

1 – É rica em nutrientes!

O óleo vegetal de girassol extraído a frio possui o que chamamos de “gorduras do bem”, uma vez que são fontes de ômegas 3, 6, e 9, que são gorduras fundamentais para diversos processos bioquímicos em nosso organismo.

Uma porção de ¼ de xícara de sementes de girassol fornece (em valor valores recomendados): 190 calorias, 16 gramas de gordura, 6 gramas de proteína e 4 gramas de fibra e mais:

82% de vitamina E

70% de cobre

43% de vitamina B1 (tiamina)

34% de manganês

34% de selênio

33% de fósforo

28% de magnésio

28% de vitamina B6

20% de folato

18% de vitamina B3

2 – Tem propriedades detox

Você pode usar o óleo de girassol para desintoxicar o organismo. Basta usar uma colher de chá ou de sopa e bochechar o óleo três vezes por dia antes das refeições.

Para o efeito desejado é preciso ficar com o óleo dentro da boca por 15 a 20 minutos.

Após este processo é preciso limpar bem a boca com uma boa escovação, pois o líquido formado pelo óleo e saliva tem uma grande quantidade de toxinas e germes patogênicos.

As indicações para este procedimento são muitas: melhora dos problemas intestinais e estomacais, prevenção de doenças do sistema circulatório, digestivo e respiratório, melhora da aparência dos dentes deixando-os mais brancos além de tratar gengivites e periodontites.

Existem ainda muitos outros benefícios como melhora do sono, disposição e energia do organismo.

Esta técnica foi desenvolvida pelo médico bacteriologista russo, Dr. F. Karachi.

3 – Pode auxiliar no tratamento da Esclerose Múltipla

oleo-de-girassol-prensado-a-frio-x-oleo-comum-voce-sabe-a-diferenca-2

Estudos controlados demonstraram que um suplemento de ácido linoleico (rico no óleo de girassol prensado a frio) em pessoas com Esclerose Múltipla , com reduzida incapacidade e no início da doença, tiveram uma melhora ligeira na taxa e gravidade dos surtos.

A Dra Kousmine, uma neurologista da Suíça e grande pesquisadora sobre a Esclerose múltipla, utiliza este óleo na dieta para seus pacientes devido as suas excelentes propriedades regeneradoras.

Por se tratar  de um óleo muito rico em Alfatocoferol (vitamina E natural), ela afirma agir positivamente sobre as funções reprodutoras com destacada ação antioxidante, e ácidos graxos essenciais bioativos. Ele atua favorecendo o sistema nervoso central, limpando a bainha de mielina e estimulando a produção de hormônios cerebrais, amenizando também os problemas causados pela depressão.

Além da Dra Kousmine, as informações são da nutricionista Caroline Weberhofer, que trabalha em Basileia, Suíça, e também do livro “Prescription for Nutritional Healing” de James H.Balch, M.D. e Phyllis A. Balch, C.N.C.

4 – São ricas em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios…

…que reduzem o estresse oxidativo e a presença de radicais livres prejudiciais dentro do corpo.

De acordo com estudos publicados no Journal of Agricultural and Food Chemistry, a quantidade de fitoesteróis benéficos presentes em nozes e sementes foi mais alta em sementes de girassol do que quase todos os outros tipos.

Os fitoesteróis são responsáveis por manter os níveis de colesterol insalubres controlados, o que é uma das melhores maneiras de se proteger contra doenças cardiovasculares.

5 – Ajuda a prevenir o câncer

Estudos da Hallelujah Acres Foundation, de Ellensburg, (EUA), demonstram que as sementes de girassol são especialmente úteis na prevenção do câncer por causa de seus nutrientes.

A importante gama de antioxidantes, oligoelementos minerais e outras vitaminas encontradas nas sementes de girassol, ajudam a reduzir o estresse oxidativo no corpo que, quando não controlado, contribui para o desenvolvimento do câncer.

Os antioxidantes encontrados nas sementes de girassol são utilizados para reparar o DNA e trabalhar para retardar o crescimento de células cancerígenas mutantes. Isso faz com que o consumo de sementes de girassol seja uma excelente maneira de prevenir o câncer e também diminuir a chance de ocorrência de novas ocorrências.

6 – Melhora a função da tireoide

Uma das principais causas de distúrbios da tireoide, incluindo hipotireoidismo e hipertireoidismo, é uma deficiência no mineral selênio, cujas sementes de girassol são, felizmente, uma excelente fonte de ação.

A glândula tireoide é responsável por regular a temperatura corporal, a frequência cardíaca, a produção de proteína e controlar a taxa do metabolismo.

Uma forma para controlar os distúrbios da tireoide naturalmente, sem o uso de remédios, é incluir mais selênio e iodo em sua dieta.

7 –  Ajuda a combater a osteoporose, a perda óssea e as cãibras musculares

As sementes de girassol fornecem uma grande quantidade de magnésio, nutriente essencial, mas muitas vezes deficiente na alimentação das pessoas.

Estudos  da Escola de Medicina de Los Angeles, mostram que o magnésio desempenha funções muito importantes no corpo: ajuda a equilibrar a relação cálcio x potássio nas células, é crucial para a saúde cardiovascular geral e ajuda na pressão arterial saudável.

Além disso, é um dos nutrientes responsáveis por manter a estrutura do esqueleto saudável e ajuda a prevenir condições relacionadas à perda de densidade mineral óssea, como a osteoporose.

8 – É fonte de energia para o corpo

As sementes de girassol são ricas em vitaminas do complexo B, incluindo a vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico.

Como os outros tipos de vitaminas do complexo B, a vitamina B5 desempenha um papel importante no metabolismo energético, uma vez que atua como uma coenzima envolvida em reações químicas produtoras de energia dentro do corpo.

oleo-de-girassol-prensado-a-frio-x-oleo-comum-voce-sabe-a-diferenca-4

9 – Equilibra os Níveis de Açúcar no Sangue e Ajuda a Evitar o Diabetes

Níveis desequilibrados de açúcar no sangue e resistência à insulina levam a mais inflamação, ganho de peso e até respostas autoimunes. Mas, felizmente, os poderosos nutrientes das sementes de girassol ajudam a parar os picos e quedas de açúcar no sangue que muitas pessoas experimentam devido a dietas muito ricas em açúcar, grãos refinados, bebidas açucaradas e alimentos processados.

Mais benefícios:

  • Os antioxidantes como a vitamina E, neutralizam os radicais livres, impedindo-os de destruir ou danificar as células saudáveis. Também pode ser observada, com o uso do óleo de girassol, uma redução de cicatrizes em pessoas acamadas e dar um brilho natural mais saudável na pele;
  • Podem mantê-lo calmo ajudando no controle da ansiedade. O magnésio presente em sementes de girassol é conhecido por acalmar os nervos, assim, aliviar o estresse, enxaqueca e ajudar a relaxar;
  • Contém proteínas;
  • Combate infecções;
  • Ajuda a deixar a pele saudável;
  • Fortalece o sistema imunológico

Como você viu, opte por óleos mais saudáveis para você e sua família e se quiser consumir óleo de semente de girassol, opte por bons suplementos. Aproveite para repassar este conteúdo para seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências:
mayoclinic.org
healthline.com
draxe.com
drcandidosanchez.com.br
alimentacaoviva.blogspot.com/2007/03/eslerose-multipa.html

Baixe gratuitamente o e-book:

Baixe nosso E-book grátis