Kefir: O que é e por que você deve usá-lo em sua dieta

O Kefir é uma bebida tradicional do Oriente Médio que gera incríveis benefícios para a saúde. Nossos antepassados ​​estavam bem cientes de seu poder de cura, tanto é que o nome 'kefir' é originário da palavra turca 'Keyif', que significa 'bom sentimento'. O Kefir é feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, ovelha, cabra, coco, lácteos, camelo) com a adição de um grão de "coliflor" ou "coral" gelatinoso ou branco que fermenta o leite. Há também um tipo de kefir cultivado em água adocicada, mas o mais comum ainda é o kefir de leite.
Share on facebook
Share on twitter

O Kefir é uma bebida tradicional do Oriente Médio que gera incríveis benefícios para a saúde!

Nossos antepassados estavam bem cientes de seu poder de cura, tanto é que o nome ‘kefir’ é originário da palavra turca ‘Keyif’, que significa ‘bom sentimento’. O Kefir é feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, ovelha, cabra, coco) com a adição de um grão de “couve flor” branco ou “coral” gelatinoso  que fermenta o leite. Há também um tipo de kefir cultivado em água adocicada, mas o mais comum ainda é o kefir de leite.

kefir-o-que-e-e-como-usar7

No processo de fermentação do kefir, cria-se um produto à base de leite gasoso, ácido, com consistência de iogurte bebível, o qual está repleto de bactérias probióticas e leveduras. Também é repleto de vitaminas, nutrientes e minerais que são facilmente digeridos. Os grãos devem ser removidos com uma peneira plástica antes de consumir e adicionados à uma nova porção de leite com uma pequena quantidade do kefir original.

O que faz o processo de fermentação?

O processo de fermentação não apenas altera o sabor e consistência do leite, mas também o seu valor nutricional. Aqui estão algumas das mudanças que ocorrem:

  • Kefir está cheio de probióticos, que são bactérias vivas. O consumo de kefir  aumenta a quantidade de bactérias boas no intestino, o que não só ajuda a digerir os alimentos, mas também tem muitos benefícios terapêuticos.
  • No kefir, a lactose é quebrada em ácido lático, o que significa que o kefir produzido em leite pode ser consumido por aqueles que possuem  intolerância leve à lactose (quando foi fermentado por mais de 24 horas).
  • As proteínas são quebradas durante a fermentação, tornando a digestão do leite mais fácil para o organismo.
  • Quantidades significativas de minerais são encontrados no kefir, incluindo cálcio, potássio, magnésio, fósforo, zinco, cobre e ferro.
  • Certas vitaminas, incluindo vitamina B12, ácido fólico, vitamina C, vitamina K e biotina, podem ser produzidas através da fermentação, dependendo do grão utilizado.

kefir-o-que-e-e-como-usar8

O que torna o Kefir único?

Estudos recentes estão descobrindo que o kefir tem muitos impactos incríveis na saúde! Aqui estão apenas alguns dos seus benefícios terapêuticos:

  • Anticancerígeno: estudos vincularam a ingestão de produtos lácteos fermentados a um menor risco de câncer de mama em mulheres.
  • Anti-tumoral: estudos em animais descobriram que o kefir reduz o tamanho do tumor e o início do câncer. Um estudo específico sobre camundongos com câncer de mama induzido descobriu que, em apenas 27 dias de consumo de kefir, o tamanho do tumor havia diminuído e as células imunes benéficas aumentaram. Estes resultados foram replicados em animais com diferentes tipos de câncer.
  • Anti-microbiana: ele tem um efeito antibacteriano contra muitos organismos prejudiciais, particularmente aqueles que afetam o trato gastrointestinal e vagina. Testes de laboratório descobriram que o kefir teve um efeito preventivo contra infecções bacterianas, incluindo E Coli, Listeria e Salmonella.
  • Anti-inflamatório: estudos têm verificado que o kefir apresenta um efeito anti-inflamatório no corpo. Uma série de estudos feitos com camundongos com asma induzida descobriram que o kefir exibia um efeito anti-inflamatório e anti-alergênico sobre eles.

kefir-o-que-e-e-como-usar5

Você já tentou fazer seu próprio Kefir antes?

Para produzir seu kefir, adicione os grãos ao leite em um pote de vidro e cubra com um pano voal preso com elástico ao redor, deixe fermentando por um período de 12 a 24 horas e depois coe os grãos com uma peneira de plástico. Repita esta operação diariamente e tenha um iogurte sempre fresco e saudável na rotina alimentar de toda a família.

Encontrar grãos de kefir para você começar a sua produção pode parecer complicado, mas se você perguntar em grupos voltados para este tema nas redes sociais, certamente encontrará alguém que poderá ceder a você uma pequena cultura, o que já é suficiente para suas primeiras receitas.

E então, está animado para começar a produzir seu iogurte de kefir?

Além de delicioso, saudável e nutritivo, produzir kefir fará você conhecer e se relacionar com pessoas novas e interessadas em saúde e bem estar.

Saúde é Vital!

Abraços e até a próxima 😉

 

5 comentários em “Kefir: O que é e por que você deve usá-lo em sua dieta”

  1. Olá amigos, tenho doação colaborativa de Kefir e outros Probióticos e posso enviar pelos Correios para qualquer Cidade do Brasil.

    Se alguém precisar podem me chamar no meu Whatsapp: 42 998573691 para combinarmos sobre o envio.

    Tenho os seguintes Probióticos para Doação:

    Kefir de Leite,
    Kefir de Água,
    Kombucha,

    Iogurtes Infinitos:
    Caspio,
    Viili,
    Bulgaricus,
    Filmjolk.

    Qualquer coisa podem me chamar no meu Whatsapp: 42 998573691

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Menopausa, o que você sabe sobre ela?

A menopausa é o fim do ciclo menstrual da mulher e, consequentemente, de sua fertilidade, pois há uma diminuição nos níveis de hormônios femininos conhecidos como estrogênio e progesterona. Não é considerada uma doença, nem mesmo um estado psicológico, porém pode ter um grande impacto no bem-estar de uma mulher Saiba mais […]