Em nosso dia a dia somos constantemente expostos à vírus, bactérias, germes, parasitas, toxinas e outros micro-organismos prejudiciais à nossa saúde. Mas então porque não ficamos doentes o tempo todo? Graças ao nosso sistema imunológico: constituído por células especiais, proteínas, tecidos e órgãos, ele nos protege de todos estes agentes que podem causar ou desencadear doenças como lúpus, herpes, psoríase, artrite reumatoide, alergias, gripes e resfriados, entre outras.

A boa notícia, é que a alimentação é uma das principais aliadas das nossas células de defesa. Certos nutrientes podem aumentar o número dessas células em nosso corpo e estimular sua ação quando o organismo entra em contato com agentes nocivos.

Saiba quais são eles:

1 – Óleo de coco

O óleo de Polpa de Coco prensado a frio, pode ser um excelente agente antiviral, antibacteriano e antimicrobiano, protegendo a saúde de todo o corpo. A razão desse benefício é a semelhança deste óleo com o leite materno. De acordo com a nutricionista Larissa Marin, isso acontece devido à presença do ácido láurico, que se transforma em monolaurina, uma substância presente no leite materno. “Alguns estudos têm mostrado que a monolaurina pode impedir a proliferação bacteriana, desestabilizando a camada lipídica de algumas bactérias”, afirma a especialista.

Mas atenção! Se ele for ingerido na forma de suplementos, é fundamental que o óleo de coco seja obtido pela legítima prensagem a frio. É dessa forma que todos seus nutrientes podem ser aproveitados, garantindo a integridade e pureza de seus fitoquímicos naturais.

como-melhorar-os-sistema-imune-atraves-da-alimentacao1

2 – Própolis verde

O Artepillin-C é um flavonoide que tem uma elevada capacidade de ativar o sistema imune. Ele estimula receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade. A melhor forma de extração da própolis verde para o consumo é o método Wax Free, que retira as impurezas presente na própolis, deixando apenas os componentes mais puros. O resultado é uma própolis mais pura e segura para consumo, apresentando alta concentração dos ativos que podem ajudar na manutenção da boa saúde, como os flavonoides;

3 – Gergelim

Entre seus compostos estão dois ácidos graxos polinsaturados antioxidantes, a sesamina e a sesamolina. Eles regulam compostos conhecidos como eicosanoides, responsáveis por melhorar a imunidade do corpo. Para obter todos estes benefícios, o óleo de gergelim deve ser obtido in natura ou prensado a frio, e é uma das opções mais saudáveis de óleo vegetal que existe!

sesamina-e-sesamolina1

4 – Oleaginosas

Ricas em ácidos graxos instaurados, as nozes, castanhas e amêndoas possuem vitaminas e minerais que potencializam as defesas do nosso organismo. Seus nutrientes específicos, chamados de fitoquímicos, podem melhorar o sistema imunológico.

5 – Peixes

Algumas espécies como sardinha, atum, arenque, anchova e salmão selvagem, são ricas em ômega 3, que podem regular as células imunológicas, exercendo importante função na manutenção do sistema imune.

Mas atenção! Você pode e deve inserir em sua dieta todas as fontes de ômega 3 que puder, além de fazer a suplementação com cápsulas de óleo de peixe, mas atenção – tenha a certeza de que o óleo de peixe seja livre de metais tóxicos, certo? E mais: ao escolher um suplemento, busque por uma empresa idônea, responsável e transparente e atente-se sempre ao rótulo! O ideal é optar por produtos com alta concentração de EPA e DHA que possam suprir o mínimo da concentração diária recomendada para sua saúde.

Finalizando, desconfie de produtos com preços muito abaixo do mercado: geralmente eles contêm uma quantidade insuficiente de EPA e DHA, (abaixo do recomendado para suas necessidades) e podem não ser isentos de metais tóxicos. Isso compromete os resultados que um bom suplemento traria para sua saúde.

Salmon Raw Fillet. Red Fish isolated on a White Background; Shutterstock ID 143896138; PO: aol; Job: production; Client: drone

6 – Laranja e limão

Frutas cítricas são ótimas fontes de vitamina C, que é um nutriente importantíssimo para o sistema imunológico. Esta vitamina aumenta a produção das células de defesa, que têm efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções.

7 – Mel

Além de ser uma opção mais saudável ao açúcar refinado, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e alivia os sintomas das gripes e dos resfriados. E mais:  possui ação bactericida e antisséptica, além de ajudar nos casos de problemas pulmonares e da garganta.

como-melhorar-os-sistema-imune-atraves-da-alimentacao4

8 – Alho

É ótimo contra infecções, gripes e resfriados. Isso porque possui duas substâncias muito importantes para a imunidade: a arginina, (que age no sistema imunológico) e a alicina, que combate infecções bacterianas.

9 – Brócolis

É um vegetal rico em ácido fólico, essencial para a formação dos leucócitos (glóbulos brancos) na medula óssea. Além disso, o brócolis, a couve, a rúcula e o espinafre também são fontes importantes de vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções.

b5-brocolli

10 – Carne vermelha

É importantíssima para fortalecer o sistema imunológico porque é uma das principais fontes de ferro, mineral-chave da defesa orgânica. O ferro estimula a fabricação de radicais livres nas células fagocíticas (aquelas que têm a função de destruir e engolir bactérias, fungos e vírus.

Além da alimentação, hábitos saudáveis como prática de exercícios físicos e uma vida mais tranquila ajudam bastante. Lembre-se também de dizer adeus ao estresse e aos vícios como fumo e bebidas alcoólicas, assim você ajuda seu sistema imunológico a te proteger!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com as pessoas que você gosta para que elas possam se beneficiar destas informações. Compartilhar saúde é Vital!

Referências
healthline.com
prevention.com
draxe.com
noticias.uol.com.br/saude