Carnaval chegando e você não vê a hora de se “jogar na folia”? Isso é ótimo, mas para que você se divirta com saúde, é preciso cuidar do corpo mesmo antes de a festa começar! Veja o que fazer para aproveitar o carnaval de forma saudável antes, durante e depois da festa!

ANTES

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– Se você está sedentário

O treinamento aeróbico pode ser feito com caminhadas de 30 a 45 minutos no mínimo três vezes por semana. Já os músculos podem ser exercitados com um step (ou degrau). Faça uma série de 15 vezes iniciando com a perna esquerda e depois faça o mesmo com a perna direita. As panturrilhas merecem atenção especial pois serão muito usadas na folia. Para isso, apoie a ponta dos dois pés no degrau, deixando os calcanhares de fora. Depois empurre os calcanhares para o chão alongando a batata da perna;

– Se você já pratica atividade física

Faça corridas de moderadas a aceleradas e insira no treino exercícios funcionais para o fortalecimento das pernas, principalmente a parte posterior de coxa, glúteos, lombar e costas. Aulas de ritmos, como a dança de salão, podem ajudar a entrar no clima da folia;

– Ouça as músicas

Os “hits” do carnaval já estão tocando em todos os lugares. A folia fica muito mais gostosa se você já conhecer as músicas e as coreografias. Algumas academias oferecem aulas que ensinam todos os passos. Então se puder, já vá aprendendo!

DURANTE

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– Proteja-se do sol

Aplique protetor solar no corpo para prevenir queimaduras, insolação e câncer de pele;


– Hidrate-se

Beba bastante líquido para não desidratar o corpo e modere o consumo de bebidas alcoólicas que além de ressecar a pele, dão sede, dor de cabeça, náuseas, hipertensão arterial, diarreia e outros sintomas desagradáveis e você não vai querer estragar a diversão;

– Tome cuidado

Máscaras ou outros acessórios podem dificultar a respiração, levando à fadiga. As plumas, por exemplo, podem provocar alergia respiratória. Já a maquiagem deve ser usada com moderação, pois pode causar alergia, irritação na pele, infecções nas pálpebras, lesões nas córneas, dermatite de contato, descamação da pele, bolhas, pruridos entre outros. Atenção especial com o sapato que deve ser bem confortável. Evite saltos muito altos: opte por tênis, sapatilhas ou sandálias que deixem o pé “respirar”;

– Alimente-se bem

Uma boa alimentação à base de massas é ótima para produzir energia; os cereais podem prevenir a prisão de ventre e as saladas com muitas verduras e legumes ajudam na reposição de água e outros nutrientes. Outra boa opção são as frutas que ajudam na digestão e repõem vitaminas. Evite alimentos gordurosos que dificultam o processo de digestão.

– Cuidados com os excessos!

Por mais que você se empolgue com toda a diversão à sua volta, tome cuidado para não cometer excessos que podem prejudicar sua saúde! Nessa época as pessoas costumam abusar das bebidas alcoólicas. Além de vendidas livremente, as pessoas são incentivadas até pelos amigos a beber mais do que deveriam. E se você se sentir embriagado, em hipótese alguma dirija. Você pode colocar a sua vida e a dos outros em risco. Nesse caso peça carona, táxi ou uber e volte para casa ou hotel até se recuperar.

Outro cuidado é com o excesso de liberdade. Muitas pessoas acreditam que nos dias de carnaval tudo é permitido, desde beijar várias pessoas em sequência ou praticar sexo sem proteção. Isso pode trazer prejuízos para sua saúde como mononucleose (doença infecciosa da boca) ou doenças sexualmente transmissíveis.

Por fim, obedeça aos limites do seu corpo. Por mais que a festa esteja divertida, seu corpo tem um ritmo que precisa ser respeitado. Se você estiver se sentindo muito cansado, pare um pouco, tome água, descanse e depois volte para a folia. Se necessário, volte para o quarto, tome um banho e durma um pouco. Assim você recarrega suas energias.

DEPOIS

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– Faça massagem

Procure um profissional habilitado para uma massagem relaxante. Ele poderá aliviar as dores musculares principalmente nas pernas e pés, que sofreram mais durante a folia;

– Alimentação

Elimine o excesso de toxinas e recupere suas energias com uma dieta detox. As opções passam por sucos e saladas especiais, que contém fibras, termogênicos e vitaminas;

– Descanse

Depois de tanta atividade, seu corpo merece uma pausa. Faça atividades mais relaxantes como descansar à beira da piscina, ler, ver filmes e fazer passeios leves em meio à natureza. Seu corpo agradece!

Gostou? Então coloque seu hit de carnaval preferido para tocar e comece agora mesmo a praticar os exercícios que a gente sugeriu. Lembre-se também das nossas dicas para o durante e depois e divirta-se todos os dias com alegria e muita saúde! Aproveite para passar essas dicas para seus amigos foliões, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências:
sportlife.com.br
http://vilamulher.uol.com.br
http://brasilescola.uol.com.br
http://corpoacorpo.uol.com.br
Fotos: Freepik