Anda cansado? Saiba como aumentar seus níveis de energia

O dia mal começou e você já se sente cansado? Está sentindo que falta energia para desempenhar suas tarefas do dia a dia? Pode ser que seu corpo esteja sentindo falta de alguns nutrientes. Saiba como alimentos naturais e hábitos simples podem fazer com que você recupere sua disposição!
Share on facebook
Share on twitter

O dia mal começou e você já se sente cansado? Está sentindo que falta energia para desempenhar suas tarefas do dia a dia?

Pode ser que seu corpo esteja sentindo falta de alguns nutrientes. Saiba como alimentos naturais e hábitos simples podem fazer com que você recupere sua disposição!

1 – Consuma sucos vegetais

anda-exausto-saiba-como-aumentar-seus-niveis-de-energia-1

Beber suco de vegetais frescos é uma opção muito saudável para o corpo. Isso porque os nutrientes são absorvidos de forma mais rápida e fácil pelo organismo. Você pode optar por espinafre, repolho e pepino.

Tomando estes sucos regularmente, em pouco tempo você vai sentir um aumento na disposição, pois eles fornecem energias para as células.

Lembrando que os vegetais fornecem vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo

Dica: se você sentir o cansaço e o desânimo se aproximando, tome sucos vegetais! Eles vão te ajudar a passar por esta fase ou até mesmo evitá-la.

E mais: evite comprar sucos industrializados pois geralmente eles contêm conservantes e uma grande quantidade de açúcar.

2 – Melhore a qualidade do sono

Não consegue dormir? Passar suas noites rolando na cama pode te deixar exausto no dia seguinte. Isso porque enquanto você dorme, seu corpo repara o cansaço do dia.

Veja algumas dicas:

– Mantenha um horário de sono regular: durma e acorde no mesmo horário todos os dias, inclusive aos finais de semana. Isso ajudará a regular o seu relógio biológico.

– Elimine a cafeína depois das 15h, pois seus efeitos podem durar até 12 horas.

– Evite ter aparelhos eletrônicos no quarto como televisão e deixe o celular desligado para resistir à tentação de ficar checando as mensagens a todo momento.

3 – Consuma ervas adaptogênicas

anda-exausto-saiba-como-aumentar-seus-niveis-de-energia-2

Quando você está se sentindo exausto, fatigado ou estressado, as ervas adaptogênicas podem ajudar.

Essas plantas curativas equilibram e restauram a capacidade natural do corpo de lidar com o estresse, regulando o sistema adrenal, que é responsável por controlar o modo como os hormônios reagem ao estresse.

As adaptogênicas não têm como alvo uma parte específica do corpo; em vez disso, elas ajudam seu corpo a lidar com o estresse, a ansiedade e, é claro, com o cansaço.

Algumas das melhores ervas adaptogênicas para aumentar a energia são manjericão, ginseng, rodiola e centella asiática.

4 –  Reduza o consumo de carboidratos

Eles podem até fornecer energia, mas quando consumidos em excesso podem fazer você se sentir lento e cansado. Isso acontece quando este nutriente é consumido através de bebidas açucaradas, biscoitos e alimentos processados como pão branco e macarrão. Eles desregulam os níveis de açúcar no sangue que sofre picos e quedas.

A solução é ingerir carboidratos integrais de baixo índice glicêmico, que levam mais tempo para digestão como nozes, legumes, batata-doce, aveia e arroz integral.

5 –  Coma sementes de Chia

Esta é uma ótima fonte de energia natural que vai aumentar sua disposição e fornecer uma grande quantidade de nutrientes como proteínas e fibras.

Os antigos maias e astecas ingeriam sementes de chia para manter a energia e o estado de alerta entre os guerreiros durante a guerra.

Atualmente, sabe-se que os ácidos graxos essenciais (ômega-3 e ômega-6) encontrados nas sementes de chia melhoram a qualidade do sono, aumentam o poder do cérebro e combatem as inflamações, o que mantém o corpo saudável.

6 –  Mantenha-se hidratado com água e eletrólitos

anda-exausto-saiba-como-aumentar-seus-niveis-de-energia-5

Você sabia que um dos primeiros sinais de desidratação é sentir-se cansado ou exausto? É isso mesmo: não beber água suficiente pode ser a razão pela sensação de exaustão.

Como os nossos corpos são compostos principalmente de água, até mesmo pequenas quedas na hidratação são suficientes para afetar o metabolismo.

Então, mantenha-se hidratado, certificando-se de beber bastante água e outros líquidos ao longo do dia.

Você também pode se hidratar comendo frutas e legumes que contêm muita água como melancia, morango, pepino e alface.

Se você pratica exercícios físicos intensos, complemente sua hidratação com bebidas que ajudam a substituir os eletrólitos que seu corpo está gastando.

Esqueça bebidas esportivas carregadas com xarope de milho e aditivos e opte por água de coco ou água naturalmente aromatizada com limão e mel.

7 –  Inclua vitamina B na dieta

Também conhecida como a “vitamina energética”, a B12 é a mais complexa de todas e é uma das melhores vitaminas para aumentar a energia.

Ela melhora a produção de energia e mantém as células do sangue saudáveis (um dos primeiros sinais de deficiência em vitamina B12, são níveis de energia mais baixos).

Por ser uma vitamina solúvel em água, seu corpo não pode armazenar quantidades extras de vitamina B12. Então, o ideal é ingerir este nutriente através de alimentos ou suplementos. Entre os principais alimentos estão: salmão selvagem, ovos, fígado bovino e sardinha.

8 – Tome chás de ervas

anda-exausto-saiba-como-aumentar-seus-niveis-de-energia-4

O café não é a única opção de bebida estimulante. Chás de ervas podem proporcionar um aumento natural nos níveis de energia, sem o uso de estimulantes ou ingredientes processados.

Duas opções maravilhosas são chá verde e chá de rooibos (Aspalathus linearis).

O chá verde tem muitos benefícios para o seu corpo, como antienvelhecimento e propriedades de combate aos radicais livres. Além disso é rico em catequina, um antioxidante que ajuda a combater os danos nas células do organismo.

Já o chá de rooibos, feito a partir da planta vermelha da África do Sul, é repleto de antioxidantes, incluindo aspalatina que ajuda a combater a inflamação e afastar o estresse oxidativo.  

9 – Experimente óleo essencial de hortelã-pimenta

Para estimular sua mente e aumentar a concentração, experimente o óleo de hortelã-pimenta. Comumente usado em aromaterapia, estudos feitos em animais descobriram que este óleo essencial refrescante pode ter um efeito estimulante no cérebro e é poderoso no tratamento de dores de cabeça tensionais. A pesquisa é do Instituto Nacional de Estudos Ambientais, do Japão.

Como usar: coloque algumas gotas no corpo durante o banho ou adicione várias gotas a um difusor aromático para respirar os benefícios deste óleo ao longo do dia.

10 – Exercite-se regularmente

Incorporar exercícios regulares em sua rotina vai aumentar os níveis de energia do seu corpo. É também um dos melhores métodos para aumentar a disposição e a motivação, além de melhorar a saúde geral.

A queima de calorias e a prática de atividade física envia oxigênio e nutrientes para as células do seu corpo, ajudando o coração e os pulmões a trabalhar de forma mais eficiente e aumentando os níveis de energia.

E lembre-se: você não precisa correr uma maratona para obter os benefícios do exercício. Níveis moderados de condicionamento físico trarão muitos benefícios energéticos.

Gostou das nossas dicas? O melhor é envolvem produtos naturais e dicas de hábitos saudáveis! Então passe esse conteúdo para seus amigos e familiares para que eles também possam recuperar a energia, se necessário. Afinal, compartilhar saúde é Vital!

Referência
draxe.com
ncbi.nlm.nih.gov
pubmed.gov   

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Pai: você está participando do desenvolvimento do seu filho?

“Não basta ser pai, tem que participar”. Quem tem mais de 30 anos deve se lembrar de um comercial que mostrava pais e filhos vivendo experiências valiosas juntos.

Falamos disso pois no próximo dia 12 de agosto comemora-se do Dia dos Pais. É um bom momento para refletir um pouco sobre como você está se relacionando com seus filhos e mostrar como sua participação é fundamental para a formação deles!

Conheça os benefícios do contato com a natureza para o corpo e mente

Qual foi a última vez que você colocou os pés na terra? Ou parou alguns minutos para observar as árvores e respirar ar puro? Banho de cachoeira então… Faz tempo né? Passamos o dia todo no escritório, entramos no carro, chegamos em casa e aí é jantar, televisão e cama. O contato com a natureza é importantíssimo para a nossa saúde física e mental!