Ácido láurico: você precisa saber mais sobre ele!

Você já ouviu falar em ácido láurico? Pode ser que não, mas provavelmente já o tenha consumido, pois ele está presente no leite materno! Além disso ele é encontrado no óleo de coco, óleo de palma - alimentos comuns no dia a dia. Mas o que é esta substância e quais as vantagens para o corpo?
Share on facebook
Share on twitter

Você já ouviu falar em ácido láurico? Pode ser que não, mas provavelmente já o tenha consumido, pois ele está presente no leite materno! Além disso ele é encontrado no óleo de coco, óleo de palma – alimentos comuns no dia a dia.  Mas o que é esta substância e quais as vantagens para o corpo?

O ácido láurico é parte da classe de compostos orgânicos conhecidos como lipídios. Os lipídios são outro nome para as gorduras, macronutrientes vitais para a saúde humana na construção de membranas celulares. Elas impedem que o corpo entre no estado de “fome”. Todas as gorduras e óleos são constituídos por cadeias de pequenos compostos denominados ácidos graxos, e sua estrutura química determina se eles são considerados saturados ou não saturados.

Cheio de Benefícios!

O corpo humano precisa de gorduras saturadas e não saturadas; na verdade, não podemos viver sem elas! O ácido láurico é considerado uma gordura saturada “mais saudável” porque é um triglicerídeo de cadeia média (TCM) e, por isso, é mais facilmente absorvido pelo corpo. Entre os benefícios para a saúde estão o auxílio do fortalecimento do sistema imunológico e o auxílio na perda de peso. Funciona da seguinte forma: os triglicerídeos de cadeia média, ou ácidos graxos como o ácido láurico, são caracterizados por uma estrutura química específica que permite que seu corpo absorva-os por inteiro. Isso os torna mais facilmente digeríveis – seu corpo os processa como os carboidratos, e eles são usados como fonte de energia direta. Em comparação com os triglicerídeos de cadeia longa,  (tipos de outras gorduras saturadas),eles têm menos calorias por porção, aproximadamente 8,3 calorias por grama em vez de 9 calorias por grama.

acido-laurico-o-que-voce-precisa-saberi6pg

Peso e colesterol: com relação ao emagrecimento, um estudo publicado em 2007 revelou que uma dieta alta em TCM (triglicerídeos de cadeia média) pode ajudar na perda de peso. O teste foi realizado durante um período de 90 dias em pessoas com sobrepeso moderado. Metade dos participantes recebeu óleo de milho, enquanto a outra metade recebeu 18 gramas de óleo de TCM por dia. Durante o estudo, os pesquisadores notaram que aqueles que tomaram o suplemento com TCM diminuíram o peso e conseguiram uma redução na circunferência da cintura.

Outra vantagem do consumo do ácido láurico, é que ele pode ajudar a baixar o nível de colesterol. Enquanto a maioria das gorduras saturadas contribuem para o acúmulo de colesterol em seu corpo, o ácido láurico pode ajudar a baixar estes níveis.  A explicação é que, por ser uma gordura saturada, ela não é combinada com o colesterol em alimentos como óleo de palma e óleo de coco, pois estes são derivados de plantas.  Outras pesquisas mostram que os TCMs podem ajudar a reduzir as chances de aterosclerose, condição em que as placas de gordura se acumulam ao longo das paredes arteriais. Outra vantagem sobre o óleo de milho durante o estudo, é que as pessoas que optavam pelo suplemento com ácido láurico apresentavam níveis mais baixos de colesterol.

Coconut oil on a bamboo mat

Protege o corpo: embora muitas pessoas ainda tenham medo de ingerir fontes de gorduras saturadas, como o óleo de coco, esse alimento fornece inúmeros benefícios.  O ácido láurico também é conhecido por suas propriedades antimicrobianas. Quando o ácido láurico é digerido, certas enzimas dentro do trato digestivo formam monoglicerídeos de monolaurina, um agente poderoso, capaz de combater vírus e infecções bacterianas.  O ácido láurico também é encontrado no leite materno, importantíssimo para o sistema imune do bebê, é o famoso colostro, que mata vermes, bactérias e combate infecções.

Embora o próprio ácido láurico tenha habilidades de auxílio de combate à doença, a monolaurina (derivada do ácido láurico) é mais eficaz para inibir o crescimento de agentes patogênicos. Por esta razão, durante séculos, os alimentos que contêm ácido láurico, como o coco, foram utilizados para o tratamento de infecções virais, incluindo influenza (gripe), infecções fúngicas, resfriado, febre, feridas e herpes genital.

natural coconut walnut oil

Incorporando à sua dieta: Mas como incluir este ácido em sua alimentação? O ácido láurico pode ser tomado como suplemento ou consumido como parte do óleo de coco. Você pode usar este óleo para frituras pois resiste em altas temperaturas, mantendo suas propriedades funcionais. Ele também pode ser usado no cozimento, enriquecendo as propriedades nutritivas dos alimentos e para temperar vegetais. A recomendação é que sejam ingeridas entre 5 a 7 colheres de chá deste óleo por dia! Você também pode usar o óleo de coco para sobremesas: em receitas para brownies e pão de banana ou adicioná-lo à batata doce triturada, fica maravilhoso!

O uso desta substância também é uma boa notícia para quem sofre de acne. Pelas suas propriedades, ela ajuda a combater as bactérias presentes nestas inflamações, funcionando muito bem e, em alguns casos, funcionando até melhor do que o peróxido de benzoíla, tratamento muito comum para esta condição.


Saiba mais sobre como o ácido láurico pode beneficiar sua saúde:

Coconut oil, essential oil from nature, a skin care that safe, rich vintamin, use in massage at spa, organic cosmetic on wooden background

1 –  Tem fortes propriedades antimicrobianas e antivirais. Estudos mostram que entre os 30 ácidos graxos diferentes estudados por suas propriedades antibactericidas, o ácido láurico apareceu como o melhor. Quando o ácido láurico é convertido em monolaurina, ele age basicamente como um exterminador de bactérias, pois possui a capacidade de matar uma ampla gama de hospedeiros patogênicos prejudiciais ao corpo, tornando-se eficaz no auxílio ao tratamento de infecções, vírus, distúrbios digestivos e doenças crônicas.

2 –  Ajuda a combater a resistência aos antibióticos. Considerando o crescente risco de resistência aos antibióticos que enfrentamos atualmente, as descobertas das propriedades no auxílio ao combate de patógenos naturais do ácido láurico vieram em boa hora! Estudos mostram que as fontes de ácido láurico – incluindo o óleo de coco amplamente disponível e acessível – podem ser usadas no tratamento natural de infecções fúngicas comuns como alternativa aos antibióticos sempre que possível, considerando os dados crescentes no aumento de espécies resistentes a medicamentos.

3 –  Não contribuem para doenças cardíacas. Embora certos triglicerídeos de cadeia longa encontrados em gorduras artificiais – incluindo óleos de sementes de vegetais e gorduras de coco hidrogenadas – tenham sido associados a maiores riscos de doenças cardíacas, o oposto é verdadeiro para os triglicerídeos naturais de cadeia média, incluindo o ácido láurico. De acordo com os estudos recentes, os tipos de gorduras encontradas em cocos naturais, óleo de coco e leite de coco, não aumentam os níveis de colesterol total nem contribuem para doenças cardíacas.

Agora que você já sabe mais sobre o ácido láurico e onde ele pode ser encontrado, acrescente-o à sua dieta e  desfrute dos benefícios que este nutriente pode trazer à você.

Gostou dessas informações? Compartilhe com seus amigos. Compartilhar saúde é Vital!

 
Fontes:
http://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/what-is-lauric-acid#2
https://draxe.com/lauric-acid/
http://www.livestrong.com/article/436023-lauric-acids-benefits-for-the-body/

1 comentário em “Ácido láurico: você precisa saber mais sobre ele!”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

 Amamentação: 10 respostas para as perguntas mais frequentes

Todo mundo sabe da importância da amamentação! Além de ser um ato de amor, a amamentação reforça os laços entre mamãe e bebê! E mais: o leite materno é o alimento ideal, pois tem a quantidade certa de nutrientes para que o bebê cresça forte e saudável.

Este ato é tão importante que, em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o “Dia Mundial da Amamentação”. Ele é comemorado em 1º de agosto e abre a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Veja agora respostas para 10 perguntas mais frequentes sobre amamentação:

Conheça sete benefícios do orégano para sua saúde

Você já parou para pensar em como nossos antepassados tratavam suas doenças antes do aparecimento dos remédios?

Naquela época eles contavam apenas com as plantas que encontravam na natureza. Um dos registros mais antigos data de 3.700 A.C., na China. É um tratado médico sobre as propriedades medicinais das plantas de autoria do imperador chinês Shen Wung.