5 poderosos benefícios do óleo de orégano

Você já deve saber que há uma série de medidas que podemos tomar para garantir que o nosso sistema imunológico permaneça forte ao longo do outono e inverno, mas há uma pequena planta que passou despercebida até agora. Graças a pesquisas cada vez mais minuciosas acerca dos alimentos funcionais, esta pequena super erva, o orégano, está agora no centro das atenções!
Share on facebook
Share on twitter

Você já deve saber que há uma série de medidas que podemos tomar para garantir que o nosso sistema imunológico permaneça forte ao longo do outono e inverno, mas há uma pequena planta que passou despercebida até agora. Graças a pesquisas cada vez mais minuciosas acerca dos alimentos funcionais, esta pequena super erva, o orégano, está agora no centro das atenções!

Surpreendentemente, o óleo do orégano ainda não faz parte dos regimes de saúde da maioria das pessoas, mas de acordo com as pesquisas mais recentes, você já pode considerar incluir definitivamente este tempero e o seu óleo em sua rotina alimentar.

O óleo de orégano tem sido usado para auxiliar no combate a infecções, evitar bactérias, vírus e, em geral, é um potente reforço de imunidade. Sua lista de benefícios é infinita, mas relacionamos abaixo alguns deles para que você possa começar a compreender quais são seus principais usos para a sua saúde.

1. Diminui alergias:

O orégano é um anti-histamínico potente que demonstrou reduzir os sintomas de alergias sazonais e ambientais, sensibilidades e asma.

2. Alivia a dor:

O óleo essencial de orégano pode ser usado externamente para aliviar a dor muscular, e tem sido usado para aliviar as dores nos músculos e articulações relacionadas à artrite reumatóide. As propriedades do óleo podem contribuir para estes efeitos calmantes. Certifique-se de misturar o óleo essencial com um óleo de base (óleo vegetal extra virgem) antes de aplicar sobre a pele, pois o óleo essencial puro pode causar irritação.

3. Auxilia a digestão:

O óleo de orégano pode ajudar a estimular a produção de sucos biliares e digestivos, ajudando a melhorar a digestão geral e a assimilação de nutrientes.

oregano-emagrece-erva-enxuga-medidas-e-desincha1-1
4. Combate infecções:

Carvacrol, um dos compostos potentes encontrados no óleo de orégano, é particularmente eficaz contra infecções bacterianas e mais responsivo do que outras ervas, como a equinácea, aumentando a imunidade do corpo. É também um remédio poderoso para candida e infecções fúngicas, especialmente para aqueles que são resistentes a drogas antifúngicas alopáticas.

O óleo de orégano também serve para prevenir doenças transmitidas por alimentos causadas por agentes patogênicos, como salmonelas e E. coli, e podem ajudar a aliviar também os sintomas de intoxicação alimentar. O timol, um fungicida natural com propriedades anti-sépticas e anti-virais ajuda a estimular o sistema imunológico, combater e prevenir resfriados e gripes e promover a recuperação.

5. Contra os radicais livres

O óleo de orégano contém altos níveis de antioxidantes, ajudando a diminuir a formação de radicais livres e a prevenir e reduzir o dano celular, além de minimizar a inflamação geral e até mesmo inibir o crescimento de células cancerosas.

Mas atenção…

O óleo de orégano não é recomendado para mulheres grávidas ou lactantes devido ao aumento do efeito de circulação sanguínea que pode ocorrer dentro do útero. Certifique-se com seu médico sobre suas condições gerais de saúde para usar o óleo de orégano com total segurança.

Certamente, agora você já vê com outros olhos esse tempero que vai muito além do sabor das pizzas de domingo, certo?

Não deixe de conferir outras dicas como esta no nosso Blog Eu Bem Melhor para a melhoria da sua saúde, bem estar e qualidade de vida, afinal, informação é Vital!

Referências
http://articles.mercola.com/herbal-oils/oregano-oil.aspx
https://draxe.com/oregano-oil-benefits-superior-prescription-antibiotics/Moore-Neibel, K, et al.
Antimicrobial Activity of Oregano Oil Against Antibiotic-Resistant Salmonella Enterica on Organic Leafy Greens at Varying Exposure Times and Storage Temperatures.” Food Microbiology., vol. 34, no. 1, 19 Mar. 2013, pp. 123–9.
Oregano.” MedlinePlus, U.S. National Library of Medicine, 13 June 2016

4 comentários em “5 poderosos benefícios do óleo de orégano”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Prevenção das doenças cerebrais

As doenças cerebrais estão entre as enfermidades do corpo mais incapacitantes e temidas pelas pessoas, porque danificam as funções cerebrais responsáveis, pela atividades motoras, sensitivas, fala, audição, visão, olfato, tato, raciocínio, julgamento, pensamento, comportamento e sentimento. As doenças cerebrais promovem a interrupção das conexões mente-corpo. Desencadeia muito sofrimento, perdas, dor, incapacidade física, psíquica, gera transtornos temporários ou definitivos. Por isto, é prudente as pessoas tomarem consciência, das possíveis causas das doenças cerebrais, e atuar sempre de modo preventivo.